Aperte enter para pesquisar

Guarapuava e Região

RENOVAÇÃO

Biomédica Janaína Naumann deve disputar a Prefeitura de Guarapuava em 2020

Será a primeira mulher a concorrer ao cargo, que em 200 anos de história nunca teve uma candidata disputando a chefia do poder executivo municipal na cidade

por Jonas Laskouski

Atualizado em 30/09/2019 - 03h59

Os senhores candidatos que nos desculpem mas é empolgante, no mínimo, E só pra começar.

 

Sempre tive um carinho enorme por Guarapuava. Se a população entender que eu farei a diferença na vida das pessoas, é possível que eu encare esse desafio, mas ainda é cedo para afirmar

 

Palavras de Janaina Naumann ao editor chefe do Se Liga, Guarapuava, Jonas Laskouski no fim da manhã desta segunda (3o).

 

Ainda vamos traçar um perfil mais detalhado, mas a gaúcha de Selbach mora aqui há mais de 20 anos, é casada com o administrador Eduardo Christ e mãe do casal de gêmeos, Kalel e Victoria, de 6 anos e da pequena Maria, de apenas seis meses. Ela tem 37 anos de idade.

 

Formada em Biomedicina pelo Centro Universitário Unicesumar, professora universitária desde 2007, Janaína é mestre em tecnologia em saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Doutoranda em Políticas Públicas na Universidade Federal do Paraná (UFPR), Janaína Naumann fez parte do Ministério da Educação desenvolvendo atividades relacionadas à saúde pública no Programa Interministerial Mais Médicos para o Brasil. É membro do Conselho Federal de Biomedicina desde 2016, e exerceu o cargo de delegada do Conselho Regional de Biomedicina da 1ª Região (CRBM-1) aqui em Guarapuava entre os anos de 2012 e 2017.

 

Com a criação do Conselho Regional de Biomedicina da 6ª Região (CRBM-6) em 2017, foi eleita presidente da autarquia, cargo que exerce até hoje, sendo a primeira mulher a ocupar o cargo em todo o país.

 

Em destaque (Foto: Reprodução)

 

Sua experiência nas áreas da educação e da saúde a levaram a desenvolver um trabalho voltado para a inclusão e a valorização dos biomédicos no mercado de trabalho, tarefa que está sendo ampliada para abranger outras profissões correlacionadas.

 

Devido seu envolvimento multidisciplinar em todas as frentes de atuação, em 2019 foi eleita coordenadora do Fórum dos Conselhos Regionais da Área de Saúde do Paraná (FCRAS-PR), órgão que representa mais de 400 mil profissionais.

 

(Foto: Reprodução)

Sua participação junto ao poder legislativo está resultando na criação de uma frente parlamentar em defesa dos profissionais e usuários da saúde pública. Essa mobilização fez com que Janaína adotasse uma postura ativa na Assembleia Legislativa do Paraná, onde tem um bom relacionamento com os parlamentares e representantes políticos.

 

Janaína é uma liderança que tem se destacado nos últimos anos e será a primeira mulher a concorrer à prefeitura de Guarapuava, que em 200 anos de história nunca teve uma candidata disputando a chefia do poder executivo municipal na cidade.

 

Empolgante, no mínimo.

Comentários

Notícias Relacionadas

INSPEÇÃO

Fiscalização do Crea-PR em sistemas de proteção contra raios começa hoje (02) em Guarapuava

Pelo menos 30 vistorias serão realizadas em condomínios e prédios públicos da cidade, visando constatar se a manutenção periódica está em dia

ORÇAMENTO

R$ 430 milhões serão investidos em Guarapuava em 2020, segundo a LOA

Audiência pública para prestação de contas das ações financeiras referentes ao segundo quadrimestre de 2019 e apresentação da Lei Orçamentária Anual, que mostra o planejamento para o exercício financeiro para o próximo ano aconteceu nesta segunda (1º)

COMEÇOU

Joanna abre o Outubro Rosa em Guarapuava neste sábado (05), no Parque do Lago

Banda Municipal, Grupo Melhor Idade e Kryssia Kosmos também se apresentam na abertura oficial da campanha 2019 da Prefeitura de Guarapuava, trazendo como ingrediente principal, a prevenção do câncer de mama