Aperte enter para pesquisar

Brasil

LOOK UP TO THE SKY AND SEE

Chuva de meteoros é atração desta madrugada de terça (30)

O fenômeno pode ter até 25 meteoros por hora, uau! Segundo o Instituto Exoss Citizen Science, a fase da Lua está propícia para a observação a olho nu, já que não há muita luminosidade

por Jonas Laskouski

Atualizado em 29/07/2019 - 11h01

A chuva de meteoros Delta Aquarídeos do Sul, que ocorre até o dia 23 de agosto, terá o seu pico na madrugada desta terça (30) e será visível em todo o Brasil. O fenômeno pode ter até 25 meteoros por hora e será melhor observado entre as 2h e as 4h da manhã. Bora madrugar!

 

A fase da Lua Nova está propícia para a observação a olho nu, porque a luminosidade do astro não deve ofuscar os meteoros, segundo o Instituto Exoss Citizen Science.

 

A Delta Aquarídeos do Sul é uma chuva de meteoros intensa que acontece periodicamente e é melhor observada no Hemisfério Sul. O fenômeno não traz riscos.

 

Os observadores poderão ver no céu os meteoros que, ao romper a atmosfera, provocam um brilho intenso, o que pode parecer com uma “bola de fogo”. Além disso, pode ser possível observar ainda os rastros deixados pelos meteoros, que são conhecidos como “estrelas cadentes” e formam traços rápidos e luminosos no céu.

 

Meteoros são fragmentos de cometas e asteroides que, ao mergulharem na atmosfera, esquentam tanto que acabam ficando incandescentes.

 

Tomara que a gente consiga ver, hein (Foto: Reprodução)

 

Durante a chuva de meteoros Delta Aquarídeos do Sul, a Terra atravessa uma nuvem de detritos e fragmentos que atingem a atmosfera em alta velocidade, chegando a até 41 quilômetros por segundo.

 

COMO OBSERVAR

  • Para observar uma chuva de meteoros você precisa ir para um local escuro, mas sobretudo seguro!
  • A maioria dos meteoros é muito fraca para se ver em cidades, apenas alguns poucos são brilhantes;
  • Como você precisa olhar para o céu o tempo todo, é bom fazê-lo deitado ou com uma daquelas cadeiras de praia para evitar um torcicolo, rs;
  • Olhe para a direção Nordeste – apesar de os meteoros cruzarem uma boa parte do céu, olhar para a direção do radiante facilita.

 

(Com informações do Metrópoles e do G1)

Comentários

Notícias Relacionadas

OPINIÃO

Lei de abuso de autoridade é um abuso de "autoridades". Políticas

A repercussão negativa da rápida tramitação da proposta de abuso de autoridade e suas punições tomam conta das redes socias. No Twitter, a hashtag #VetaBolsonaro entrou no Trend Topics e se tornou o assunto mais comentado da rede social no Brasil nesta quinta (15)

MEDIDA PROVISÓRIA

Entenda ponto a ponto o que muda com a MP da Liberdade Econômica

Me afeta, te afeta, nos afeta. Trabalho aos domingos, dispensa de alvará, CLT digital e a possibilidade de abertura de bancos aos sábados estão entre os pontos da medida. Segundo o Governo, a estimativa é que sejam gerados quase 4 milhões de novos empregos. As informações são da Veja

ALERTA

Mais de 2 milhões de brasileiros apresentam traços de dependência alcoólica

3º Levantamento Nacional sobre o Uso de Drogas pela População Brasileira, divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) revela números que impressionam. Quer dizer, será que impressionam mesmo ou é o tipo de coisa que a gente lê e pensa 'ah, mas beber todo mundo bebe'. Não é bem assim não