Aperte enter para pesquisar

Mundo

CLIMA

Com 45°C no sul do país, França bate recorde de calor

O recorde anterior de 44,1°C foi registrado em 12 de agosto de 2003, ano em que 15 mil pessoas morreram em todo o país devido a onda de calor

por Jonas Laskouski

Atualizado em 28/06/2019 - 01h52

A França , que está imersa desde a última segunda feira em uma onda de calor excepcional devido a sua intensidade e sua precocidade, bateu nesta sexta (28) o recorde de calor absoluto, com 45,1°C em Villevielle, na região de Gard, no Sul do país, às 15h (horário local)

 

“É a primeira vez que o limite de 45 °C é ultrapassado na França”, informou o meteorologista Etienne Kapikian no Twitter.

 

Poucas horas antes, a cidade de Carpentras, também no sul do país, registrou 44,3ºC, quebrando o recorde nacional anterior de 44,1°C, registrado em 12 de agosto de 2003, ano em que 15 mil pessoas morreram em todo o país devido a uma onda de calor particularmente intensa, que durou quase duas semanas.

 

Pessoas tomam banho de sol em frente à pirâmide do Louvre durante onda de calor em Paris (Foto: Kenzo Tribouillard/AFP)

 

As autoridades locais aconselharam os pais a deixar as crianças em casa e cancelaram todas as atividades esportivas nos departamentos de Bouches-du-Rhône e Vaucluse, ambos no sudeste.

 

Por outro lado, foi mantida a partida entre a França e os Estados Unidos válida pelas quartas de final da Copa do Mundo Feminina, que será disputada nesta sexta às 16h (horário de Brasília), em Paris.

 

No início do jogo, o termômetro marcará 30°C.

 

O governo francês, que lamentou a morte de quatro pessoas afogadas desde o começo da semana, pediu à população que se banhe apenas em “lugares autorizados”.

 

A onda de calor na França vai se estender “pelo menos até o começo da próxima semana”, disse a agência meteorológica nacional, a Météo-France.

Comentários

Notícias Relacionadas

DEMOCRACIA QUE CHAMA NÉ

Salário mínimo venezuelano chega a valor mais baixo na história

"Com alguma sorte", dá pra comprar uma cartela de 30 ovos. E só

F****

App do envelhecimento pode ser armadilha virtual, preocupa EUA e deve ser investigado pelo FBI

O filtro que virou febre mundial foi desenvolvido para o aplicativo que foi criado por uma empresa russa. A curiosidade sobre como você vai ficar daqui uns bons anos pode custar caro. Seus dados, para ser direto. E o pior, com sua autorização

É TEEETRAAA!

Estados Unidos comemoram o título do Mundial Feminino

Megan Rapinoe e Lavelle fazem os gols da vitória norte-americana. Mesmo com a derrota na final, Holanda faz melhor campanha de sua história na Copa do Mundo