Aperte enter para pesquisar

Paraná

TRANSPORTE AÉREO

Mais 10 cidades do interior do PR terão voos para Curitiba

Programa Voe Paraná será lançado nesta quarta feira (07), como incentivo à aviação regional. Guarapuava ainda não está na lista dos municípios onde será ofertado o serviço. Ainda

por Jonas Laskouski

Atualizado em 06/08/2019 - 12h19

Nesta quarta (07), acontece o lançamento do programa Voe Paraná, oferecendo ligação aérea partindo e chegando a dez cidades menores, entre 32 mil e 155 mil habitantes e incentivando assim, cada vez mais, a aviação regional. Os municípios de Paranaguá, Arapongas, Campo Mourão, Francisco Beltrão, Paranavaí, Cianorte, Telêmaco Borba, Cornélio Procópio, União da Vitória e Guaíra se juntam aos outros dez que já tinham oferta de voos comerciais. Futuramente, Guarapuava deve entrar na lista também. As informações são de Katia Brembatti, da Gazeta do Povo.

 

Quem vai oferecer o serviço, em aeronaves Cessna Grand Caravan, com até 12 lugares, é a Gol. Serão de três a quatro voos semanais – todos com destino a Curitiba, mas com a possibilidade de parada em algumas cidades dentro da rota, como mostra o mapa abaixo.

 

Guarapuava ainda não está aí (Imagem: Reprodução)

 

O secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex de Oliveira, comenta que o programa buscou ampliar a oferta de transporte aéreo, com trajetos mais rápidos a preços competitivos. Ele explicou que os preços dependerão de uma série de fatores, como o prazo de antecedência da compra da passagem e a distância percorrida, mas que a faixa de valores deve, em média, ficar em R$ 350.

 

A expectativa é que os primeiros trechos sejam percorridos nos próximos 20 dias e que, até em dois meses, todas as rotas estejam operando. “É a primeira vez na história do Paraná que a aviação comercial atende cidades desse porte”, destaca o secretário. Ele também salienta que o modelo de aeronave escolhido atende às especificações de todas as pistas e o fluxo estimado é proporcional à estrutura dos aeroportos listados.

 

Com um conjunto de iniciativas, o governo do Paraná espera aumentar a quantidade de voos e diminuir os preços. Uma das medidas tomadas, no mês passado, foi a redução do ICMS sobre o combustível da aviação civil, da alíquota de 18% para até 7%, mediante investimentos e ampliação na oferta e na malha.

 

Antes dessa oferta de serviço da Gol – e de acordo com a expectativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação – uma equipe da Azul Linhas Aéreas deve anunciar, na próxima semana, o 1º voo saindo de Guarapuava com destino a Campinas, onde está localizado o Aeroporto Internacional de Viracopos. Que assim seja!

Comentários

Notícias Relacionadas

KERESDRAKON VILSONI

Nova espécie de pterossauro é descoberta em cidade do Paraná

Fósseis de réptil voador que viveu entre 110 milhões e 80 milhões de anos atrás foram encontrados na cidade de Cruzeiro do Oeste, a cerca de 284km de Guarapuava. Segundo pesquisadores, animal tinha 2,5 metros de envergadura e cerca de 15 quilos

LENIÊNCIA

Lava Jato fecha acordo e preço vai cair em seis praças de pedágio

Todas as praças são na BR-277. Durante a Operação Integração, foi apurado o pagamento de propinas para conseguir aditivos contratuais que levaram ao aumento de preços e/ou à redução nas obrigações, como retiradas de obras

PLANO VERÃO

Coca-Cola abre contratação temporária no Paraná e têm vagas para Guarapuava

São 199 vagas para jornadas que vão de agosto a dezembro em diversas cidades do Estado. Veja os detalhes e se interessar, boa sorte!