Aperte enter para pesquisar

Guarapuava e Região

PREVENÇÃO

Psiquiatra Cleber Ferreira vai falar de suicídio e depressão nas escolas públicas de Guarapuava

De forma voluntária, o profissional quer falar sobre estes temas para o maior número possível de jovens e adolescentes. Projeto piloto começa nesta quinta (1º) no Colégio Estadual Francisco Carneiro Martins. Não é preciso esperar setembro chegar para discutir o assunto

por Jonas Laskouski

Atualizado em 31/07/2019 - 07h32

A cada ano, cerca de 800.000 mortes por suicídio ocorrem no mundo, o que representa uma morte a cada 40 segundos. Entre os jovens (15 a 29 anos), é a segunda causa de morte globalmente, segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS). Isso é grave, preocupante, triste.

 

O tema é muito atual e a discussão urgente. Precisamos informar e esclarecer para que os jovens fiquem atentos e saibam identificar sinais de depressão no seu colega ou em algum familiar, por exemplo, e assim possam ajudar indicando ou buscando ajuda médica

 

Quem alerta é o psiquiatra Cleber Ferreira, que a partir desta quinta (1º) começa um projeto piloto na rede pública de ensino de Guarapuava. Através de palestras, suicídio e depressão serão tratados como forma de prevenção.

 

Dr. Cleber em ação (Foto: Reprodução)

 

O profissional explica que é preciso discutir o tema na base, como o ambiente escolar, para facilitar um diagnóstico de quadro depressivo e o devido tratamento, evitando assim as atitudes extremas de suicídio. “Eu entendi isso através do meu trabalho voluntário no Hospital São Vicente atendendo jovens que tentaram o suicídio. Se a depressão não for tratada a pessoa poderá tentar tirar a própria vida em algum momento”, completou. “E em conversa com as minhas filhas, Maria Eugênia e Gabriela, elas me perguntaram por que eu não iria tratar o tema com os jovens nas escolas. Acho a ideia muito boa e vou me dedicar para que dê certo”, contou o psiquiatra.

 

A primeira palestra do projeto será ministrada nesta quinta (1º) no Colégio Estadual Francisco Carneiro Martins a partir das 13h30. Inicialmente, cerca de 100 alunos devem participar, além de convidados da sociedade civil organizada, como presidência da OAB e chefia do Núcleo Regional de Educação.

 

Dados demonstram um aumento de casos de suicídio no Brasil de 10,4% em adultos e 30% em jovens, com a alarmante média de 30 mortes por dia no país. É a segunda causa de morte entre adolescentes. Não é preciso esperar setembro chegar para discutir o assunto.

 

 

Comentários

Notícias Relacionadas

"AMO MUITO TUDO ISSO"

Dois hambúrgueres, alface, queijo, molho especial, cebola e picles num pão com gergelim

Ainda sem data para finalmente estrear no Shopping Cidade dos Lagos - mas fomos especular - McDonald's inicia processo de pré-seleção de candidatos. Agora vai!

SOLUÇÃO

R$ 20 milhões garantidos para a construção da Casa de Custódia de Guarapuava

Pedido das lideranças guarapuavanas finalmente foi atendido pela Secretaria de Segurança Pública (SESP) e entra na previsão orçamentária de 2020. Nova unidade prisional terá capacidade para 752 presos

ARE YOU READY?

Tudo novo e tudo pronto para a inauguração do Lar Stand Bar neste sábado (17)

Fechado para reforma há cerca de três semanas, o novo espaço promete surpreender e atrair ainda mais público. Camarotes temáticos, reformulação no atendimento e, principalmente, na segurança, deixam a casa renovada para a galera e os baladeiros se divertirem como nunca