Aperte enter para pesquisar

Mundo

Saída dramática

Theresa May renuncia e afirma que deixa o comando no dia 7 de junho

Impasse do Brexit derruba a primeira-ministra do Reino Unido

por Jonas Laskouski

Atualizado em 24/05/2019 - 10h50

Depois de meses de impasse provocado por sua dificuldade de aprovar no Parlamento um acordo para a saída do Reino Unido da União Europeia (UE), a primeira-ministra britânica, Theresa May, anunciou nesta sexta (24) que renunciará à liderança do seu Partido Conservador no próximo dia 7 de junho, abrindo caminho para a escolha de um novo chefe da legenda que deverá assumir também o cargo de premier e ficará encarregado de conduzir o processo de rompimento com o bloco europeu.

 

A decisão acontece depois que a última cartada de May – a possibilidade de um segundo referendo sobre o Brexit – foi rejeitada pelos conservadores, que desde o início do processo estão divididos entre defensores radicais da saída da UE e proponentes de um rompimento negociado com o bloco. O favorito para substitui-la no comando do Partido Conservador é o ex-chanceler Boris Johnson, um dos principais defensores do Brexit .

 

“Tentei três vezes, não fui capaz”, afirmou ela, em referência às suas tentativas em fazer o Parlamento aprovar o acordo de saída negociado com União Europeia,em pronunciamento gravado em frente à residência oficial dos primeiros-ministros britânicos, o número 10 da Downing Street.

 

“Acreditei que era correto perseverar, inclusive quando as possibilidades de fracassar pareciam elevadas, mas agora me parece claro que, para o interesse do país, é melhor que um novo primeiro-ministro lidere este esforço”.

 

Sua voz falhou e seus olhos ficaram marejados quando ela terminou sua breve declaração proclamando seu “amor” pelo país, antes de virar as costas para as câmeras e voltar para casa.

 

(Com informações de O Globo e agências internacionais)

Comentários

Notícias Relacionadas

DEMOCRACIA QUE CHAMA NÉ

Salário mínimo venezuelano chega a valor mais baixo na história

"Com alguma sorte", dá pra comprar uma cartela de 30 ovos. E só

F****

App do envelhecimento pode ser armadilha virtual, preocupa EUA e deve ser investigado pelo FBI

O filtro que virou febre mundial foi desenvolvido para o aplicativo que foi criado por uma empresa russa. A curiosidade sobre como você vai ficar daqui uns bons anos pode custar caro. Seus dados, para ser direto. E o pior, com sua autorização

É TEEETRAAA!

Estados Unidos comemoram o título do Mundial Feminino

Megan Rapinoe e Lavelle fazem os gols da vitória norte-americana. Mesmo com a derrota na final, Holanda faz melhor campanha de sua história na Copa do Mundo